O que são Power Therapies e quais suas aplicações?

Home // Psicoterapia // O que são Power Therapies e quais suas aplicações?
Power Therapies

Power Therapies

Power Therapies, também conhecidas como Terapias de Energia, são diferentes tipos de técnicas, cada qual com uma característica específica, mas todas com o objetivo de tratar, de forma rápida e eficiente, um determinado distúrbio e suas consequências.

Sua base vem da medicina chinesa, que busca restabelecer a saúde e o equilíbrio físico e emocional, alinhando o fluxo de energia que passa pelo nosso corpo por meio de canais ou meridianos.

TAT (Tapas Acupressure Technique, Tapas Fleming)

Indicada para reduzir bloqueios e reações traumáticas, esta técnica combina leves pressões em determinados pontos de acupuntura na cabeça, intensificando o pensamento, a atenção e o foco do problema a ser tratado.

Através do protocolo criado por Tapas Fleming, esses aspectos negativos são eliminados de forma simples e duradoura.

EFT (Emotional Freedom Techniques, Craig)

Esta é uma técnica de liberação emocional que usa o tapping, leves batidinhas em determinados pontos do corpo, ou meridianos de energia, buscando restaurar o seu equilíbrio energético.

O EFT foi uma adaptação do engenheiro americano, Gary Craig, de uma técnica muito parecida chamada TFT (Thought Field Therapy), da qual falarei abaixo.

Pode ser considerada uma nova versão da acupuntura, sem as agulhas, e traz a ideia de que as emoções negativas, doenças e outros distúrbios são causados por perturbações no campo de energia do nosso corpo. Ao estimular esses pontos onde a energia se encontra “bloqueada”, consegue-se um resultado de transformação e cura do problema.

Por ser um processo relativamente simples e que não exige aparelhos, pode ser memorizado e aplicado quando necessário, em qualquer lugar.

Técnica TFT (Thought Field Therapy, Callahan)

Pode-se dizer que o TFT é uma versão simplificada do EFT, uma vez que usa a mesma abordagem de tapping nos meridianos de energia, porém concentrados na parte superior do corpo e mãos.

No entanto, essa técnica veio antes do EFT, desenvolvida pelo psicólogo americano e Ph.D Roger Callahan em 1979, e visa equilibrar a energia corporal com percussões digitais em pontos específicos, seguindo uma sequência pré-determinada denominada “Algoritmos”.

Cada sequência é indicada para um problema específico e seus 14 pontos de energia permitem milhares de diferentes combinações.

Estimulação Bilateral

Baseada no EMDR (Eye movement desensitization and reprocessing, Francine Shapiro), essa técnica estimula mecanismos parecidos aos do primeiro estágio do sono (REM), com a intenção de dessensibilizar e reprocessar experiências traumáticas e sintomas resultantes de lembranças estressantes ou perturbadoras.

A hipótese para explicar os efeitos desse tipo de estimulação é que ela ativa um mecanismo fisiológico que ajuda no processamento daquele evento e na sua assimilação, aliviando os sintomas sentidos anteriormente.

Terapias de energia são indicadas em diversos casos como insônia, estresse, depressão, ansiedade, alergias, fobias, traumas e alguns tipos de dependências. Podem ser auto aplicadas, não causam efeitos colaterais e, quando feitas de maneira efetiva, geram um resultado imediato.